As novas tendências de saúde e bem-estar para 2025 apontam para uma mudança fundamental no comportamento do consumidor global. De acordo com o recém-lançado relatório “O Estado Global de Saúde e Bem-Estar”, da NielsenIQ (NIQ), as pessoas adotam uma postura muito mais proativa e holística em relação à própria saúde. Contudo, essa busca por uma vida mais saudável enfrenta um obstáculo significativo: a pressão da inflação sobre o orçamento familiar. Sendo assim, o cenário revela um consumidor mais consciente e exigente, mas que precisa equilibrar o desejo de bem-estar com a realidade do seu bolso.
A nova jornada do consumidor em saúde e bem-estar
Primeiramente, a mudança mais importante que o estudo da NIQ identifica é a transição de uma mentalidade reativa para uma abordagem proativa. Em outras palavras, o consumidor de hoje não espera mais ficar doente para se cuidar. Pelo contrário, ele busca ativamente a prevenção de doenças através de suas escolhas diárias. Essa visão é holística, ou seja, ela integra diferentes pilares da vida. Hoje, as pessoas entendem que o bem-estar depende de um equilíbrio entre saúde física, alimentação balanceada, qualidade do sono e, cada vez mais, saúde mental e emocional. Portanto, a jornada de compra agora envolve uma análise muito mais profunda dos benefícios que um produto pode oferecer.
O impacto da inflação nas escolhas de saúde
Apesar do interesse crescente por produtos saudáveis, o relatório da NIQ deixa claro que o preço é um fator decisivo. A inflação global forçou os consumidores a se tornarem mais estratégicos com seus gastos. Consequentemente, mesmo que desejem comprar produtos orgânicos, suplementos ou alimentos funcionais, muitos precisam fazer concessões.
Essa realidade cria um comportamento de busca por valor. Por exemplo, os consumidores estão mais propensos a comparar preços, a optar por marcas próprias de supermercados (que geralmente são mais baratas) e a procurar por promoções. Para as empresas, isso representa um desafio. Afinal, elas precisam oferecer produtos que entreguem benefícios de saúde claros e, ao mesmo tempo, tenham um preço acessível para não perder o consumidor que está com o orçamento apertado.
Saúde mental e emocional como pilares do bem-estar
Outra das grandes tendências de saúde e bem-estar que o relatório destaca é a crescente priorização da saúde mental. A conscientização sobre a importância do equilíbrio emocional e do gerenciamento do estresse nunca foi tão alta. Dessa forma, os consumidores buscam ativamente soluções que os ajudem a se sentirem melhor em um nível mais profundo.
Isso se reflete na procura por produtos que prometem benefícios como melhora do sono, alívio da ansiedade e aumento do foco. Além disso, a busca por alimentos com ingredientes “limpos” e transparentes também se conecta a essa tendência, pois os consumidores associam uma alimentação mais natural a uma mente mais saudável. Em suma, o bem-estar deixou de ser apenas sobre o corpo físico e passou a abranger de forma decisiva a saúde mental e emocional.
O que é a NielsenIQ
A NielsenIQ, ou NIQ, se destaca mundialmente como uma empresa líder em inteligência do consumidor e análise de dados. Seus especialistas coletam e analisam informações sobre o comportamento de compra e os hábitos de consumo das pessoas há décadas. O principal objetivo da companhia é fornecer uma visão completa e imparcial sobre as movimentações do mercado global.
A NIQ elabora relatórios sobre as tendências de saúde e bem-estar, como o citado neste artigo, para que empresas e o público compreendam as mudanças de mercado. Seus estudos identificam padrões de consumo que ajudam varejistas a tomarem decisões mais estratégicas. Por conta de sua vasta coleta de dados, empresas e a mídia consideram a NielsenIQ uma das fontes mais confiáveis para medir o que as pessoas compram e como elas vivem.
Curtiu o nosso artigo ? Então fique por dentro dessa e demais notícias na nossa aba Sáude e Bem-Estar clicando aqui!

Nathan é redator e colaborador do FonteDiaria.com, com foco em trazer conteúdo atual, relevante e fácil de entender. Curioso por natureza, está sempre ligado nas tendências e nos bastidores das notícias, buscando transformar informação em leitura que realmente agrega. Fora da rotina de pautas, é fã de boas conversas e café forte.